quinta-feira, 31 de julho de 2014

"COMO" Salvador vai de Bike?

"Como" Salvador vai de bike?


  Podemos dizer que andar de bicicleta em Salvador pode ser um passeio agradável se o circuito escolhido for o do trecho da orla que vai da Praia de Jaguaribe até a Amaralina, ou um verdadeiro esporte radical, se o ciclista optar por trafegar nas principais avenidas da cidade.

Atualmente, Salvador tem apenas 17,5 quilômetros de ciclovias e 2,5 quilômetros de ciclofaixas.

  Não existem dados precisos e acessíveis para consulta do cidadão a cerca dos pontos e da extensão de tais ciclovias.
  A melhor forma de ficar informado é participar de encontros, discussões e seminários desenvolvidos por pessoas que praticam e se empenham em realizar eventos cobrando dos responsáveis melhorias na infra-estrutura e segurança dos equipamentos. 
 Existem muitos projetos em andamento que visam melhorar e implantar circuitos adequados a pratica do ciclismo na cidade. Porém nem todos se encontram efetivamente disponíveis ao uso da população.
 O “Cidade Bicicleta” por exemplo é um projeto de mobilidade urbana da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (Conder), que prometia inicialmente entregar a Salvador uma malha de 217 quilômetros em ciclovias e ciclofaixas, reduziu para 82 quilômetros, prometendo entregar até a Copa. A licitação para o projeto Cidade Bicicleta foi iniciada, mas até o momento nada saiu do papel.

  Recentemente a prefeitura iniciou um projeto para implantar é o salvador vai de bike, que Consiste em um amplo conjunto de ações de incentivo ao uso da bicicleta na capital soteropolitana. 
  Composto de estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade onde  os usuários cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra estação. 

  Essas ações são de extrema importância, pois além de ser um meio de transporte saudável e não poluente, o ciclismo é a solução sustentável para o trânsito caótico de Salvador.

Alguns dados interessantes:
Horários para retirada/entrega: 6h às 22h.
Cadastrados: 16 mil.
Já pagaram os R$ 10,00: 10 mil.
Viagens realizadas: 15.400.
Avarias: Até o momento pequenas avarias dentro do esperado, assim como ocorreu em outras cidades com a implementação do sistema.


O ciclismo como opção de locomoção 
“O Shopping Barra é um dos poucos que têm bicicletários, eles disponibilizam cerca de 20 vagas para bicicletas”. 

A possibilidade de bikes de aluguel 
Ciclovia Parque de Pituaçu - Não tem bicicleta? Isso não é problema! Dá para alugar bicicletas sem marcha (R$ 8,00), com marcha (R$ 10,00) e com suspensão (R$ 15,00).
A Ciclovia do Parque de Pituaçu é localizada no Parque Metropolitano de Pituaçu, Com exatos 14,82 quilômetros de extensão, é a maior e mais antiga infraestrutura cicloviária soteropolitana, na qual pedestres e ciclistas compartilham o espaço.
A maior parte do percurso cicloviário segue as margens da Lagoa de Pituaçu, excetuando-se quando corta as duas maiores penínsulas da lagoa. Os cerca de 15 quilômetros de extensão contam com sinalização, cinco quiosques e outros pontos de apoio, e é uma das maiores da Bahia.
É preciso ter alguns cuidados quanto a segurança, evitando pedalar sozinho.

Ciclovia no Parque da Cidade

Em 15/12/2013 Salvador ganhou mais uma ciclovia,desta vez no trecho Parque da Cidade – Orla, também dentro do Movimento Salvador Vai de Bike, O horário de funcionamento será o mesmo das outras duas ciclofaixas (Centro e Comércio) – das 7h às 16h. Quem não possuir uma bicicleta, poderá utilizar as já famosas “laranjinhas” presentes nas estações de compartilhamento.


Salvador é um obstáculo para ciclistas.

Sabemos que o uso da bicicleta é uma alternativa segura, econômica, ambientalmente sustentável, saudável, porém não há valorização da pratica como meio de transporte individual.
      Em alguns locais como o Corredor Verde da Bonocô, não existe sinalização adequada e a faixa encontra-se inacabada.
      A população quer sair de bicicleta, mas inibe-se diante da falta de segurança nas ruas da cidade.
      Existe também a falta compreensão dos motoristas. A lei que obriga o motorista a passar 1,5m distante de uma bicicleta -art. 201 do Código de Trânsito-, mas seja pela falta de informação, ou pela falta de respeito, os motoristas, não cumprem essa lei.
      Os estacionamentos da maioria dos shoppings e supermercados de Salvador não estão preparados para receber os ciclistas que circulam pela cidade todos os dias.
      Os shoppings Paralela, Salvador e Piedade, na avaliação dos cicloativistas, são os lugares onde eles menos encontram problemas para estacionar suas bikes.
      Os shoppings Bela Vista, Center Lapa, Iguatemi e Itaigara são, na visão dos cicloativistas, os lugares onde eles mais encontram dificuldades.




Nos supermercados de Salvador, a situação também é complicada.

Tipos de circuitos
      Ciclovia - É uma via de trânsito totalmente separada das vias de veículos com motores, uso exclusivo de veículos sem motores como bicicletas, patins e skates;
      Ciclofaixa - Faixa pintada no chão, sem separação física das pistas de veículos com motores. Mais indicada para vias com trânsito leve pelo risco de invasão de veículos;
      Ciclorrota - Caminho mapeado ou sinalizado para ciclistas. Em geral é uma rua normal, regulamentada para baixa velocidade e com pouco trânsito de carros

Diferença entre para-clico e Bicicletário.
      Para-ciclo - local para você colocar a bicicleta uma estrutura onde não vai ter ninguém olhando, cuidando.
      Bicicletários - estruturas de estacionamento, área coberta, mais segurança.

As leis de trânsito para o Ciclista.

      Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN: (…) VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

       A lei que obriga o motorista a passar 1,5m distante de uma bicicleta -art. 201 do Código de Trânsito-, mas seja pela falta de informação, ou pela falta de respeito, os motoristas, não cumprem essa lei.
Considerações
       Podemos concluir que andar de bicicleta é estabelecer um novo formato de estilo de vida urbano. Algumas das cidades mais prestigiadas do mundo – por exemplo, Nova Iorque, Paris, Barcelona e Londres – estão começando lentamente a se distanciar do uso do carro indo em direção ao uso da bicicleta na sua vida cotidiana.

      As sociedades estão saturadas com os carros e as pessoas estão carentes de boa saúde, portanto os novos indicadores do “bom estilo de vida”, o andar de bicicleta, passa ser observado por um novo olhar, uma nova perspectiva.

Devemos incentivar e incorporar este hábito em nossas vidas.





Referências:
LIMA, Rayllanna. Salvador é um obstáculo para ciclistas. Disponível em: <http://www.tribunadabahia.com.br/2013/07/15/salvador-um-obstaculo-para-ciclistas> Acesso em: 08 Junho 2014.

FRANGO, Pedal. Curiosidades sobre ciclismo. Disponível em: <http://pedaldofrango.blogspot.com.br/2010/10/curiosidades-sobre-ciclismo.html> Acesso em : 08 Junho 2014.

EU VOU DE BIKE, Salvador busca ser a cidade com mais KMs de ciclovias do Brasil. Disponível em:<http://www.euvoudebike.com/2012/10/salvador-busca-ser-a-cidade-com-mais-kms-de-ciclovias-do-brasil/ >Acesso em: 08 Junho 2014.

SANTOS, Luan. Prefeitura anuncia projetos para incentivar uso de bicicleta. Disponível em : <http://atarde.uol.com.br/materias/imprimir/1514945 >Acesso em : 08 Junho 2014.

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