terça-feira, 21 de julho de 2015

Lixo em Salvador

Um problema e o desejo de solução



Durante o processo de realização do trabalho, a equipe Rua, com tema principal LIXO, percebeu como a cidade está segregada em relação ao lixo durante o período "Pré-Copa". O vídeo demonstra que aconteceram mudanças significativas no prazo de um mês até a data de finalização do produto no perímetro da Arena Fonte Nova em Salvador - BA. O Campo da Pólvora é um bom exemplo dessa modificação demonstrada. Essas mudanças não ocorreram em outros bairros mais distantes da Arena. Ao analisarmos o bairro Vale da Muriçoca, é possível perceber que o acúmulo de lixo permanece até a última visita. Essas mudanças, ocorreram devido à chamada "Lei da Copa" que define que em um perímetro de 2 km da Arena onde acontecerão os jogos deve estar tudo de acordo com os padrões exigidos pela FIFA, inclusive a limpeza. Sendo assim, a prefeitura e o governo precisam, para terem "suas cidades" como sede de jogos, se adequar, preocupando-se com esse perímetro.
Como pesquisa anterior às observações, percebeu-se que o sistema de tratamento do lixo na cidade de Salvador não é tão precário quanto à coleta. Esse fato é paralelo ao fator cultural, a maior parte da população não respeita o devido destino que deve ser dado ao que é descartado e piora a situação da sujeira na cidade.
Além da situação das ruas, a equipe também se atentou à situação dos varredores de rua, responsáveis pela limpeza da cidade. Foram feitas entrevistas com trabalhadores em pontos distintos da cidade, mas em todas elas foi perceptível o sentimento de exclusão e insatisfação pelo modo desrespeitoso como são tratados, sofrendo preconceito muitas vezes. Com a Copa do Mundo tão próxima, a mudança para eles foi apenas no aumento da cobrança e do trabalho, e como boa parte dos brasileiros, se sentem lesados com a falta de investimentos em outros setores mais necessários ao país. Mas a principal impressão que tivemos é que a necessidade para sobrevivência se sobressai com relação às dificuldades enfrentadas no trabalho.
A necessidade de mudança já existe e ficou claro que é possível alcançá-la, desde que existam interesses mais convenientes aos que detém o poder de governo e que as pessoas mudem seu modo de agir quanto a esse problema que, enfim, existe por diversas razões.




Agradecimentos aos entrevistados: Varredor Joselito e aos demais entrevistados

Texto:  Jonnes Carneiro; Josimar; Lucas Edginton; Aline do Carmo
Fotos:         Sábata Castro; Rivaldo Moraes
Entrevista:  Sábata Castro; Lucas Edginton; Beatriz Martins
Vídeos:        Sábata Castro
Edição de vídeo:          Sábata Castro
Orientação: Ana Lúcia de Medeiros Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário