terça-feira, 21 de julho de 2015

Estação da Lapa

Homens e Ratos no mesmo espaço




Em pleno período de Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, a Estação Clériston Andrade, popularmente conhecida como Estação da Lapa, maior terminal rodoviário de Salvador, terceira maior cidade do país e uma das sedes do evento, apresenta diversos problemas estruturais. O contingente diário de aproximadamente 460 mil pessoas que passam pelo local, de acordo com a Transalvador, é obrigado a conviver com danificações nas estruturas das plataformas, problemas no sistema de ventilação, acúmulo de lixo e a proliferação de roedores em diversos pontos do terminal.
“Quem é que frequenta a Lapa e nunca viu um rato? Eu mesmo vejo quase todo dia. As pessoas já estão até acostumadas com a presença dos animais”, afirma Carlos Santana, comerciante que trabalha próximo ao local. De acordo com ele, o problema é antigo, mas as soluções ainda não foram tomadas por nenhuma instância da administração pública estadual ou municipal. “Entra ano, sai ano, e nada muda. O que vamos esperar?”, questiona.
O professor de educação física, Gabriel Silva, também reclama da ineficiência dos órgãos que cuidam do local, mas diz que a responsabilidade pela atual situação do terminal também é da população. “A falta de educação das pessoas é um agravante. Elas jogam lixo no chão, urinam em qualquer lugar e quebram as poucas lixeiras existentes. O que já era muito ruim fica ainda pior”, destaca.

Riscos

Segundo o médico veterinário Antônio Sampaio, especialista em entomologia das pragas urbanas, “os ratos precisam roer constantemente. Podendo corroer, entre outras coisas, madeira e cimento, causando grande prejuízo a edificações que correm o risco perder sua sustentação”. O especialista ainda afirma que para que um rato se estabeleça em um ambiente, ele deve encontrar abrigo, água e alimentação.
“Eles podem ser agressivos quando se sentem acuados e, caso note-se a presença de ratos num local durante o dia, isso é indicativo de que nessa região existem muitos ratos, pois são animais de hábitos noturnos e só saem pra comer durante o dia em caso de grande competição”, revela.
Segundo a Organização mundial da Saúde (OMS) estima-se um prejuízo de dez dólares para cada roedor e pressupõe a existência de três roedores por ser humano no planeta. No Brasil este custo adicional para os cofres públicos ultrapassa os quatro bilhões de reais anualmente.

Os ratos e camundongos possuem uma grande capacidade adaptativa, podendo viver em diversos ambientes e se proliferar rapidamente. Esses roedores possuem uma habilidade de modelar o corpo fazendo transpor obstáculos, são altamente prolíficos e resistentes. Eles ainda transmitem diversas doenças ao ser humano. A OMS já catalogou cerca de 200 enfermidades transmissíveis por esses animais, como, por exemplo, a febre hemorrágica, a leptospirose, diferentes tipos de micoses e sarnas, peste bubônica e o tifo.

   



Coordenada 1 – A Estação da Lapa

A Estação da Lapa

A Estação Clériston Andrade, popularmente conhecida como Estação da Lapa, chamada assim por estar localizada próximo do Convento da Lapa, na Avenida Joana Angélica, foi projetada pelo arquiteto João Filgueiras Lima e inaugurada em sete de novembro de 1982. Atualmente, o terminal rodoviário é o mais importante da capital baiana.
Diariamente, um contingente aproximadamente 460 mil pessoas passam pelo local, que funciona 24 horas por dia, segundo dados da Transalvador. Com mais de 93 linhas de ônibus, a Estação da Lapa faz parte da vida de grande parte dos moradores de Salvador e região metropolitana, que utilizam o transporte coletivo como principal instrumento de locomoção. Ainda segundo o órgão, a última reforma no local foi realizada entre abril e dezembro do ano 2000.

Problemas

Em 2006, profissionais de engenharia e arquitetura do CREA-BA, Conselho Regional de Engenharia e Angronomia, realizaram uma vistoria completa na Estação para elaborar um plano de ação no local. Os trabalhos tiveram início a partir da plataforma inferior (subsolo), prosseguindo pela plataforma superior e pelo pavimento de acesso e serviços.
Entre os problemas encontrados no terminal, citados em relatório emitido pelo órgão, ganharam destaque as fissuras e rachaduras em diversos pontos da estrutura, como plataformas e tampas de esgoto, acúmulo de água devido ao desnivelamento das pistas e excesso de umidade e infiltrações, além de diversos vazamentos nos sanitários, provocando um grande odor no local.
 

Panorama geral da Estação


Sanitários Públicos
02
Sistema de Ventilação e Exaustão
01
Lojas
18
Boxes
17




Coordenada 2 – Melhorias

Lapa do futuro

prefeitura de Salvador anunciou em 13 de novembro de 2013 o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que significa tráfego rápido de ônibus. O projeto, que ligará a Estação da Lapa a região do Iguatemi, determina a instalação de vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, três viadutos, cinco elevados e nove estações de embarque e desembarque. O tempo gasto para percorrer os 8,6 km entre os dois locais foi estimado pela Transalvador em 16 minutos.
A previsão inicial era que as obras seriam iniciadas em abril deste ano e finalizadas em 2016, mas até o momento nada foi feito. Depois de concluído, o BRT vai ligar a Estação da Lapa à Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães Jr. e ACM. O custo total da obra está estimado em R$ 800 milhões, sendo R$ 500 provenientes de empréstimo tomado pela prefeitura junto à Caixa Econômica Federal (CEF), e os outros R$ 300 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Outras melhorias
Em nota oficial divulgada no site, a Transalvador anunciou algumas melhorias recentes na Estação da Lapa. De acordo com o órgão, estão sendo realizados serviços de pintura, reforma dos banheiros e construção de outros novos, além da retirada da Plataforma C do andar térreo para aumentar a ventilação e luminosidade no nível subsolo, e do conserto da escada rolante que dá acesso à Avenida Joana Angélica.

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